Camila: Espaço Cultural: Texto autobiográfico - Descobertas

Texto autobiográfico - Descobertas

Meu nome é Camila Cordeiro Guimarães, nasci em 3 de dezembro de 1992 em Montes Claros – MG. Quando criança, vivi meus melhores momentos no Colégio Presbiteriano, onde estudei por dez anos. É no tempo da infância que passamos por várias descobertas: primeiros amigos, início do aprendizado, convívio com colegas e professores… Mas algo que sempre me recordo é do começo de minha imersão na leitura.
Eu devia ter sete ou oito anos quando reformaram a biblioteca da minha escola. Os livros didáticos, antes disponíveis apenas para os professores, passaram a ser acessíveis também para os alunos, além do acréscimo de vários outros livros de literatura. Não pensei que isso teria um grande impacto em mim, afinal, todo o tempo livre do recreio eu passava correndo, brincando, comendo meu lanche e conversando com meus amigos. No entanto, mudei a minha opinião ao descobrir o que aquele lugar podia me oferecer.
Lembro perfeitamente. A segunda prateleira da segunda estante embaixo da janela que dava para o pátio. Era lá que ficavam os melhores livros, as melhores histórias publicadas pela série Vaga-lume, que me transportavam para um mundo completamente diferente. Com as diversas obras que li, aprendi que todos têm direitos iguais, independente da classe social; que devemos ter cuidado em quem confiar, pois muitos adultos podem ter más intenções; que a verdadeira amizade é uma das mais preciosas dádivas que podemos receber; que a nossa imaginação é uma rota com infinitos destinos… Enfim, foi através de tudo isso que entendi o real sentido da literatura, mesmo que naquela época, essa palavra não fizesse parte do meu inocente vocabulário.

0 comentários:

Postar um comentário