Camila: Espaço Cultural: Autobiografia e memória literária

Autobiografia e memória literária

Comentário por Camila Cordeiro Guimarães


A autobiografia é um gênero literário marcado pela narração em primeira pessoa e veracidade dos fatos, onde o autor relata acontecimentos de sua própria vida.
Para Philippe Lejeune, um dos maiores especialistas e estudiosos da área, a autobiografia é uma prática antiga, relacionada à necessidade do homem de fixar através do registro escrito as suas vivências.
Podem-se pegar três exemplos da autobiografia como literatura confessional, coincidentemente, todas com o mesmo nome: Confissões. A obra de Santo Agostinho possui um caráter mais religioso, mostrando os fatos desde a infância até a vida adulta do bispo – seus pecados antes de se tornar cristão, seus estudos, a conversão, seu relacionamento com Deus, entre outros. Já a obra de Jean-Jacques Rousseau possui um caráter mais político e filosófico, onde o autor nos leva a uma reflexão a partir dos próprios acontecimentos de sua vida. Por fim, a obra de Darcy Ribeiro discorre de forma leve e irônica sobre sua vida, família e idéias, além de fazer sempre inferência a história do Brasil.

Texto base: leia em Leitura Literária

0 comentários:

Postar um comentário